A dor na coluna lombar assume-se como das dores mais frequentas na população mundial, com alguns autores inclusive a afirmar que cada pessoa poderá sofrer uma dor lombar a certa altura da sua vida.
As causas da dor lombar são múltiplas, podendo ser mecânicas, psico-somáticas, viscerais, posturais, entre outras. Em todos os casos, trata-se de uma dor que representa um desafio em termos de diagnóstico e tratamento que pode requerer a contribuição de mais que um profissional de saúde.
Um dos relatos comuns de dor lombar centra-se naquela cuja pessoa descreve uma dor lombar que pode descer pela nádega. Neste caso, uma das estruturas que poderá estar envolvida é o músculo quadrado lombar. Trata-se de um músculo presente na coluna lombar que se encontra sob tensão por diversos fatores que se podem dever à própria coluna lombar, ou à distância por via de cadeias musculares, adaptações posturais ou à realização de movimentos repetitivos na vida diária.
O sucesso do tratamento depende da realização de uma boa avaliação onde se terão que identificar o maior numero possível de fatores internos/externos para se permitir normalizar a sua tensão e agir na sua prevenção.